domingo, 19 de junho de 2011


A maturidade vai além da idade e da vontade de ser adulto! É algo que não se explica, mas tem muito a ver com pensar duas vezes...

Quando se é adolescente, a vontade de fazer, de ser e de ter leva todas as nossas decisões. Nos toma de tal forma que temos certeza absoluta que estamos certos sobre tudo e que o mundo tem que girar de acordo com nossa certeza! Às vezes, acaba acontecendo de estarmos certos. Mas esse egoísmo e ignorância imaturos nos fazem cair em erros mais vezes do que acertamos. Mas isso não é ruim. Todas essas pequenas, e para alguns, grandes quedas constroem um histórico necessário para enfrentarmos situações muito mais sérias do que o tênis certo ou o vídeo game que queremos. Esse histórico nos dará base para não agirmos da mesma forma quando adultos.
A maturidade é pra mim, na minha pouca experiência (pouca mesmo), a capacidade de pensar duas, três, dez vezes sobre uma atitude que tomaremos e a ação que estamos dispostos a realizar. É a disposição em se colocar no lugar de todas as pessoas que estão envolvidas, analisar nossos atos por todos os ângulos possíveis, pesar prós e contras, de forma detalhada e cuidadosa.
A maturidade é a preocupação em não se comportar de forma inconsequente em momentos de tensão ou raiva, de insegurança ou injustiça.
A construção da maturidade se dá por transformação na personalidade, ou vice-versa. Ainda tenho que descobrir.
No final das contas, acredito que o início da vida adulta é marcada pelos primeiros contatos com essa disposição! E, olhando para trás, vejo o quanto a imaturidade é preciosa. Mas tenho pena de quem tentou colocar na nossa cabeça que precisávamos pensar um pouco mais antes de agir. Agradeçam aos seus pais por dizer tanto isso: "Coloca a cabeça no lugar, menino."

Quando a maturidade bater na porta da sua mente, deixe que ela entre e aproveite decisões bem tomadas!!!



@behdenardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário